• Matheus Bueno

Leonardo DiCaprio e Liderança?

A revista Time costumeiramente faz uma lista das 100 pessoas mais influentes do mundo. No ano de 2016 a lista divulgada e publicada na revista trás o ator de Hollywood Leonardo DiCaprio na capa e o elenca como uma das principais influencias da humanidade.

Um dos aspectos que levaram o ator à lista foi o seu discurso durante a entrega do Oscar,

quando foi escolhido ganhador por sua atuação em O Regresso (The Revenant,2015) e na sua fala citou a dificuldade de encontrarem um cenário frio o suficiente para gravar o filme ligando as causas ao aquecimento global e como o desequilíbrio da natureza é influenciado pela ação do homem, evidenciando o trabalho que o ator já executa em prol do meio ambiente.


Bom, certamente ele não foi o primeiro a citar este assunto em um evento público, nem tão

pouco falou alguma coisa que o mundo não sabia. Também não foi o primeiro ator que ao

ganhar um Oscar fez um discurso com um tema mais relevante do que o agradecimento a

família e equipe do filme. O que fez com que o discurso de Leonardo DiCaprio fosse tão

assistido e tão relevante não foi o discurso em si, ou o evento, mas o caminho que o ator

trilhou até chegar lá.


Ele atua desde 1990, participou de inúmeros filmes, inclusive de um dos mais premiados da

história: Titanic (1997). Recebeu diversos prêmios e foi indicado ao Oscar 4 vezes, mas nunca havia ganhado a estatueta que parece ser o prêmio máximo de consagração por uma atuação até o ano de 2016.


Quando foi indicado mais uma vez, público e crítica, que muitas vezes julgou sua atuação a

melhor mesmo sem ser reconhecido pelo prêmio, criaram grande expectativa pelo ator, que

de fato chegou lá!

E o que isso tem a ver com vendas? Ou com minha equipe de vendas? Ou até mesmo com

treinamento de vendas?

Dois aspectos na trilha de Leonardo DiCaprio à premiação são lições importantes para o líder de vendas e para quem tem a missão de aumentar resultados neste cenário tão desafiador de 2021.

Como já citei neste mesmo blog no artigo Líder o Maestro de sua equipe (hiperlink) ao assumir a missão de treinar a equipe você escolhe o caminho mais sustentável e estratégico para gerar resultados positivos a longo prazo. Mas esta não é uma tarefa fácil, não tão pouco gera resultados do dia para noite. Sendo assim, para continuar focado nas ações de treinamento lembre-se:


1. Não pare de treinar: Treinamento é uma tarefa diária, interminável e contínua. Uma

das grandes barreiras para aumentar o resultado, é o fato do gerente se propor a

treinar, mas parar no meio do caminho. Seja por qual motivo for ao parar o programa

de treinamento a mensagem que o gestor passa para equipe de vendas é que isso não

é importante, e mais, passa a mensagem de inconstância fazendo com que suas

propostas e ideias caiam em descrédito para equipe, dificultando novas

implementações. O caminho para o Oscar não foi fácil para Leonardo DiCaprio, mas o que o levou ao sucesso foi o fato dele não parar. Não parou de filmar, de interpretar, de melhorar sua performance, mesmo sem o reconhecimento da premiação, é clara a evolução e

dedicação do autor na sua trajetória. Então, não pare!


2. Nunca desista: O líder treinador precisa entender que: Colocar em pratica a Inteligência Emocional também é necessário para quem assume a missão de treinar.

Então mesmo diante de uma dificuldade, mantenha o foco nos seus objetivos durante

o treinamento da equipe de vendas. Procure persistir, buscando alternativas criativas

e saídas inteligentes diante de dificuldades, procure conhecer e mapear suas crenças

limitadoras e vença-as!


Assim, nunca desista, não pare. Você será relevante para sua equipe de vendas e deixará

um legado ao mostrar que quem não para e nunca desiste consegue alcançar seus

objetivos, você junto com sua equipe de vendas, Leonardo Di Caprio em sua luta pelo meio

ambiente.

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