- Matheus Bueno
4 dicas para melhorar sua comunicação com seus clientes
Storytelling é uma palavra em inglês, que está relacionada com uma narrativa e significa
a capacidade de contar histórias relevantes. Utilizado nas últimas décadas como
ferramenta poderosa de marketing o storytelling consegue conectar marcas e produtos
aos seus consumidores, gerando cada vez mais engajamento e percepção de valor.
Foi pensando exatamente nisso que Tinker Hatfield, vice-presidente de design da Nike
estava pensando quando projetou o Air Jordan 20. A vigésima edição desta coleção de
enorme sucesso que leva o nome de um dos maiores atletas do século XX, trazia consigo
diversos desafios. Conseguir engajar e interessar aos consumidores da coleção, continuar
o grande período de inovações que estes tênis traziam consigo e ainda por cima,
arrebatar mais fãs!
Para isso Hatfield quis trazer um apelo comemorativo para os tênis, celebrando vinte anos
de sucesso da coleção. Foi pensando nisso que adicionou ao tênis uma faixa de couro
que transpassa toda a parte de cima do tênis, o cabedal, decorada com diversos ícones,
todos usados nos modelos anteriores ao vigésimo modelo. Ele era uma celebração aos
19 modelos anteriores, e ainda por cima inova contando uma história, mostrando toda
história de sucesso de uma linha em um só produto.

Continuando o sucesso de vendas, este produto além de garantir a fidelidade dos
consumidores, conquistou novos e atingiu seus objetivos traçados pela marca.
O grande desafio do Hatfield era se comunicar com seus consumidores. Muito
semelhante com o desafio do líder de vendas de se comunicar a sua equipe, muitas
vezes a equipe de vendas é grande, está espalhada geograficamente, tem experiências
diferentes e performance diferentes, além de muitas equipes terem idades muito
diferentes, com gerações diferentes, que se comunicam de maneira diferente.
Vejo em muitos líderes frustrados ao ver sua equipe se comunicando mal e vendo seus
esforços estratégicos não serem colocados em prática pois a equipe não foi informada de
maneira correta, ou ainda não entendeu sua comunicação. Isso acontece por alguns
motivos que já temos mapeado:
A forma de comunicar não atraí a atenção;
O canal de comunicação não é acessado pela equipe;
Não há padrão na forma de comunicar;
Não há continuidade na comunicação.
Basta olhar as últimas comunicações que você fez com sua equipe, provavelmente ela
tem uma ou mais destas características. Então para dar um passo adiante na
comunicação com sua equipe seguem 4 dicas para se comunicar melhor:
1. Comunique de forma atrativa: Assim como cada Air Jordan tinha um ícone
vinculado a ele, e um design arrojado sempre, a nossa comunicação deve atrair a
atenção da equipe. Então, utilize-se de ícones, imagens, cabeçalhos. Evite textos
muito longos, e muitas informações na mesma comunicação, principalmente se
você tem profissionais da geração Y, estes profissionais não leem textos longos
por características de sua comunicação.
2. Utilize multicanais de comunicação: A mesma informação pode e deve ser
enviada por e-mail, WhatsApp, Facebook, Chat interno, enfim, de todas as formas
possíveis para que a informação chegue até o seu alvo. A repetição não é um
problema, é a garantia que não importa qual o canal de comunicação, a equipe irá
receber.
3. Crie um padrão: A vantagem em ter um padrão, é que o assunto da mensagem já
vai ser comunicada já vai estar claro logo no início. Se você cria um cabeçalho
padrão, por exemplo, sempre que a mensagem for sobre novidades, vai ter o
padrão novidades, as mensagens urgentes, terão o padrão de urgência. Isso
facilita a atenção e viabiliza agilidade na comunicação.
4. Conte uma história: Conte uma história com suas comunicações, dê continuidade
ao assunto. Se você lançou uma campanha de vendas, comunique a evolução de
cada participante, mostre quem foi o vencedor e por que. Se você iniciou a venda
de um novo mix de produtos e comunicou a importância disso para a equipe,
mostre os destaques de resultados. O importante é dar continuidade na sua
comunicação, assim como a proposta do Air Jordan 20, sua comunicação deve
mostrar que tudo faz parte da estratégia para atingimento dos objetivos.
A comunicação coorporativa é um desafio gigante, não é simples vencer este desafio,
mas com algumas ações práticas e pontuais você pode começar a melhoria com sua
equipe. E lembre-se que o desenvolvimento da equipe envolve a boa comunicação do seu
líder, afinal a boa comunicação não depende do que você fala, mas do que o outro
compreende do que foi dito.