4 dicas para melhorar sua comunicação com seus clientes

Storytelling é uma palavra em inglês, que está relacionada com uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes. Utilizado nas últimas décadas como ferramenta poderosa de marketing o storytelling consegue conectar marcas e produtos aos seus consumidores, gerando cada vez mais engajamento e percepção de valor.


Foi pensando exatamente nisso que Tinker Hatfield, vice-presidente de design da Nike estava pensando quando projetou o Air Jordan 20. A vigésima edição desta coleção de enorme sucesso que leva o nome de um dos maiores atletas do século XX, trazia consigo diversos desafios. Conseguir engajar e interessar aos consumidores da coleção, continuar o grande período de inovações que estes tênis traziam consigo e ainda por cima, arrebatar mais fãs!


Thinker Hatfield e sua criação


Para isso Hatfield quis trazer um apelo comemorativo para os tênis, celebrando vinte anos de sucesso da coleção. Foi pensando nisso que adicionou ao tênis uma faixa de couro que transpassa toda a parte de cima do tênis, o cabedal, decorada com diversos ícones, todos usados nos modelos anteriores ao vigésimo modelo. Ele era uma celebração aos 19 modelos anteriores, e ainda por cima inova contando uma história, mostrando toda história de sucesso de uma linha em um só produto.



Storytelling em um tênis

Continuando o sucesso de vendas, este produto além de garantir a fidelidade dos consumidores, conquistou novos e atingiu seus objetivos traçados pela marca.

O grande desafio do Hatfield era se comunicar com seus consumidores. Muito

semelhante com o desafio do líder de vendas de se comunicar a sua equipe, muitas vezes a equipe de vendas é grande, está espalhada geograficamente, tem experiências diferentes e performance diferentes, além de muitas equipes terem idades muito diferentes, com gerações diferentes, que se comunicam de maneira diferente.


Vejo em muitos líderes frustrados ao ver sua equipe se comunicando mal e vendo seus esforços estratégicos não serem colocados em prática pois a equipe não foi informada de maneira correta, ou ainda não entendeu sua comunicação. Isso acontece por alguns motivos que já temos mapeado:

  • A forma de comunicar não atraí a atenção;

  • O canal de comunicação não é acessado pela equipe;

  • Não há padrão na forma de comunicar;

  • Não há continuidade na comunicação.


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Basta olhar as últimas comunicações que você fez com sua equipe, provavelmente ela tem uma ou mais destas características. Então para dar um passo adiante na comunicação com sua equipe seguem 4 dicas para se comunicar melhor:


1. Comunique de forma atrativa: Assim como cada Air Jordan tinha um ícone

vinculado a ele, e um design arrojado sempre, a nossa comunicação deve atrair a atenção da equipe. Então, utilize-se de ícones, imagens, cabeçalhos. Evite textos muito longos, e muitas informações na mesma comunicação, principalmente se você tem profissionais da geração Y, estes profissionais não leem textos longos por características de sua comunicação.


2. Utilize multicanais de comunicação: A mesma informação pode e deve ser

enviada por e-mail, WhatsApp, Facebook, Chat interno, enfim, de todas as formas possíveis para que a informação chegue até o seu alvo. A repetição não é um problema, é a garantia que não importa qual o canal de comunicação, a equipe irá receber.


3. Crie um padrão: A vantagem em ter um padrão, é que o assunto da mensagem já vai ser comunicada já vai estar claro logo no início. Se você cria um cabeçalho padrão, por exemplo, sempre que a mensagem for sobre novidades, vai ter o padrão novidades, as mensagens urgentes, terão o padrão de urgência. Isso facilita a atenção e viabiliza agilidade na comunicação.


4. Conte uma história: Conte uma história com suas comunicações, dê continuidade ao assunto. Se você lançou uma campanha de vendas, comunique a evolução de cada participante, mostre quem foi o vencedor e por que. Se você iniciou a venda de um novo mix de produtos e comunicou a importância disso para a equipe, mostre os destaques de resultados. O importante é dar continuidade na sua comunicação, assim como a proposta do Air Jordan 20, sua comunicação deve mostrar que tudo faz parte da estratégia para atingimento dos objetivos.


A comunicação corporativa é um desafio gigante, não é simples vencer este desafio, mas com algumas ações práticas e pontuais você pode começar a melhoria com sua equipe. E lembre-se que o desenvolvimento da equipe envolve a boa comunicação do seu líder, afinal a boa comunicação não depende do que você fala, mas do que o outro compreende do que foi dito.


Quer saber sobre o programa da Performance Máxima que auxilia seus líderes a se comunicar melhor? Em em contato com a gente!

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