top of page

Como vender mais usando o WhatsApp

Atualizado: 10 de mar. de 2023

O WhatsApp pode ser usados para negócios!





Se a alguns anos atrás você me dissesse que existiria um aplicativo de celular onde seria possível trocar mensagens com possíveis clientes, mandar mensagem de voz, vídeos de produtos, catálogos de produtos, links para pagamento pela internet, links de agendamento de reuniões de forma simples, eu perguntaria: quem foi o gênio que inventou isso? Como eu faço para usar esse aplicativo? Me surgiriam diversas dúvidas.


Bom, esse aplicativo que até alguns anos atrás seria um sonho, hoje é o famoso WhatsApp, que você e a maioria do Brasil provavelmente usa. Fontes do próprio WhatsApp dizem que existe cerca de 120 milhões de usuários ativos, ou seja, 99% dos celulares brasileiros tem esse App. Ainda sobre essa pesquisa, foi apontado que 65% dos brasileiros já usam o WhatsApp para tirar dúvidas sobre produtos ou serviços que querem adquirir, sendo assim, mais da metade dos brasileiros já usa esse meio para fazer compras.


Dados importantes do WhatsApp

  • 120 milhões de usuários

  • 99% dos celulares brasileiros tem o App

  • 65% dos brasileiros usam o App para tirar dúvidas

Vendas pelo Whatsapp

Mas, porque existe tanta dificuldade em se utilizar o WhatsApp?


Trouxe aqui algumas suspeitas do real motivo do uso errado do WhatsApp para o meio profissional. Sabe-se que muitos vendedores já fazem bom uso dessa ferramenta, considerada primordial na hora de falar com o cliente e na hora de fazer negócios.


Analisando algumas empresas que a Performance Máxima já prestou serviços, trouxe 3 motivos que impedem as pessoas de usarem o WhatsApp com o potencial que ele pode ser usado.


1- O vendedor não acredita que o WhatsApp seja de fato uma ferramenta onde as pessoas levam a sério as informações que estão lá;

2- O vendedor não domina o WhatsApp profissionalmente, apenas de forma pessoal, ou seja, ele se torna um amador;

3- O vendedor não tem habilidade de utilizar as ferramentas do WhatsApp, consequentemente ele fica limitado a sua boa vontade e com isso sua efetividade diminui.


Mas como resolver esses cenários?


1- Encarar o WhatsApp como ferramenta profissional

Assim você consegue converter seus Leads ou seus possíveis clientes no WhatsApp, acontece que o WhatsApp foi para o celular desse vendedor como uma ferramenta de contato familiar, grupo com amigos, faculdade… O relacionamento desse vendedor no WhatsApp acabou se tornando extremamente trivial, voltado para diversão, etc. Mais ou menos como era o Facebook e o Instagram antigamente, dá mesma forma que o Instagram pode ser uma vitrine incrível para o seu negócio, o WhatsApp também. A diferença é: você precisa encarar o WhatsApp como ferramenta de trabalho, e isso não é muito difícil até porque hoje você pode baixar o WhatsApp business no seu celular, que é uma versão do WhatsApp especificamente para fazer negócios, ele possui uma série de ferramentas muito legais.


Para você conseguir fazer negócios através do WhatsApp, você precisa ter horários, flexibilidade, agilidade, linguagem profissional, mas, ao mesmo tempo, adequada ao seu negócio.


Mude sua mentalidade, o WhatsApp é sim uma ferramenta incrível para entrar em contato com os clientes.


Uma pesquisa do Senado Federal do Brasil concluiu que 75% dos usuários do WhatsApp, usam o app como fonte de informação, ou seja, o consumidor não usa a rede somente para uso pessoal e familiar.


2- O vendedor precisa dominar o WhatsApp como uma ferramenta profissional

Usar o WhatsApp business, adicionar horários, mensagens automáticas, mensagens automatizadas (criar padrões de conversas)... Por isso te convido a conhecer o nosso E-Book sobre o WhatsApp


3- O vendedor precisa saber utilizar o WhatsApp como ferramenta de vendas

Como já foi citado, a chave é encarar o celular como uma verdadeira loja, onde eu posso demonstrar para o cliente, o produto, o serviço, a empresa… e converter essa conversa em áudios, ligações, para se conseguir de fato uma inteiração.


Nessa altura com campeonato você já entendeu que usar o WhatsApp pode ser o destravar o seu negócio, por isso siga a gente no Instagram @performancemaximabr e @matheus.bueno.torres e por lá você terá dicas não somente de WhatsApp, mas sim, de como construir seus métodos de vendas!


Quer mais dicas como essa? Veja nosso canal do youtube ou entre em contato conosco!


Compartilhe e conta com a gente!



40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page